Ecad renova contrato com a Rede Record
O Ecad e a Record acabam de renovar contrato para pagamento dos direitos autorais das músicas tocadas na programação da Rede. O contrato tem vigência até 2015 e contempla, além da emissora de TV, a rádio Record AM de São Paulo e o portal online “r7.com”, megaportal do conglomerado com notícias, serviços, esportes e entretenimento, além de vídeos do Brasil e do mundo. A renovação do contrato reforça a postura consciente e responsável da Rede Record de respeitar o pagamento do direito autoral em todos os segmentos de comunicação do grupo.
A Record realizará o pagamento da retribuição autoral ao Ecad tomando como base 2,5% sobre o seu faturamento. A distribuição dos valores arrecadados , que beneficiará milhares de titulares cujas músicas são executadas nos veículos da Rede, considerará as informações das planilhas de programação enviadas pelas emissoras do grupo. Nesta relação constarão: o título das obras e fonogramas utilizados no mês anterior; a identificação dos autores, intérpretes e produtores fonográficos, bem como o tempo de duração das obras musicais, contribuindo para o justo repasse dos direitos autorais.
A negociação do contrato envolveu profissionais das áreas de Arrecadação e a superintendência do Ecad. Para o gerente executivo de Arrecadação do Ecad, Márcio Fernandes, a iniciativa da Record deveria ser seguida por outros grupos brasileiros de comunicação. “A Rede Record tem uma cultura e um histórico de respeito aos artistas e aos criadores das músicas que são executadas em sua programação, através do pagamento dos direitos autorais, o ficou ainda mais evidenciado nesta renovação de contrato”, salienta.