100 anos do nascimento de Adoniran Barbosa
Filho de imigrantes italianos, Adoniran Barbosa nasceu em Valinhos em 06 de agosto de 1910. Batizado com o nome de João Rubinato, o cantor e compositor era o mais novo de 7 filhos.
Desde cedo, trabalhou com o pai, no interior de São Paulo. Quando a família se mudou para a capital paulista em 1932, Adoniran arranjou emprego em uma loja de tecidos na 25 de Março.
A primeira tentativa no cenário da música ocorreu em 1934, quando ele participou de um concurso de calouros da Rádio Cruzeiro do Sul. Ainda na década de 30, João Rubinato abandonou o nome de batismo e se tornou Adoniran Barbosa (inspirado em seus ídolos Adoniran Alves e Luiz Barbosa).
As composições de Adoniran Barbosa somente ganharam notoriedade na década de 50, quando a canção "Saudosa Maloca" foi gravada pelo grupo Demônios da Garoa. Além da vocação para composição musical, Adoniran trabalhou em programas de rádio, fazendo fama com o personagem "Charutinho", além de participar de alguns filmes.
Adoniran cantava São Paulo por onde caminhava. Falava das pessoas e das vidas que conhecia de perto, de dentro, de coração. ? Com ritmo, letras e boemia paulistanos, Adoniran quis subir na vida e permanecer boêmio, tratando de tipos marginalizados em suas letras e canções: os pobres, a mulher submissa, o homem solitário, ou seja, retratou os excluídos, falou com samba sobre aqueles que não tinham voz.
Em 40 anos de carreira, Adoniram lançou três LPs e conquistou fãs de grande nome, como Elis Regina e Demônios da Garoa, sendo estes, um dos maiores intérpretes de suas canções. Adoniran Barbosa faleceu em 1982.
Veja aqui as 10 músicas mais tocadas de Adoniran Barbosa, de jan/2009 a jul/2010.
1º – Trem das Onze (Demônios da Garoa)
2º – Tiro ao Álvaro (Demônios da Garoa)
3º – Saudosa Maloca (Demônios da Garoa)
4º – Samba do Ernesto (Demônios da Garoa)
5º – Apaga o Fogo Mane (Demônios da Garoa)
6º – Iracema (Demônios da Garoa)
7º – As Mariposas (Demônios da Garoa)
8º – Bom Dia Tristeza (Beth Carvalho)
9º – Não Precisa Muita Coisa (Benito di Paula)
10º – Samba Italiano (Demônios da Garoa)