Abratel assina convênio com o Ecad
Medida beneficiará artistas que possuem suas músicas tocadas nas mais de 145 rádios e TV s associadas.
A Associação Brasileira de Radiofusão, Tecnologia e Telecomunicações -Abratel- assinou nessa segunda-feira convênio com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), instituição que atua na arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical. Estiveram reunidos o presidente da Abratel, Carlos Geraldo, a Superintendente Executiva do Ecad, Glória Braga, e o gerente executivo de Arrecadação da instituição, Márcio Fernandes.
O convênio permitirá que os artistas que tiverem suas músicas tocadas nas 145 rádios e TV s associadas à Abratel recebam seus valores de direitos autorais, visto que a adimplência é um item essencial para que os valores sejam distribuídos. O convênio com a Abratel estipula a troca de informações das músicas que estão sendo executadas entre as rádios e o Ecad. Esta é uma regulação importante, pois para que o artista receba o valor correto é preciso haver o envio correto das informações das obras tocadas , afirma Márcio Fernandes. O gerente revela que o convênio é renovado a cada dois anos, porém este ano há novidades. Com o avanço da tecnologia, o convênio traz definição de procedimentos para rádios que transmitem suas programações também através da internet, via simulcasting .
Para o presidente da Abratel, o convênio com o Ecad é de suma importância para a Associação, que poderá melhor atender e orientar seus filiados. Muitas rádios comunitárias não tem experiência na área de radiofusão. Através do convênio com o Ecad, a Abratel consegue ser um interlocutor entre a instituição e as rádios, auxiliando na mediação de pendências e explicando sobre a importância do pagamento dos direitos autorais , afirma Carlos Geraldo.